Perfil do Profissional
O Técnico em Cafeicultura formado pelo Senar é um profissional que desempenha funções relacionadas ao planejamento, organização e controle dos processos de implantação das lavouras cafeeiras, considerando as estratégias técnico-produtivas, a legislação de segurança do trabalho, a de meio ambiente e a responsabilidade social.
Sua atuação no mercado de trabalho é ampla: poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, em propriedades rurais, indústrias, federações e associações, quanto em empresas de pesquisa e fomento.
ALTA EMPREGABILIDADE PARA OS FORMANDOS
A grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico é chegar mais cedo ao mercado de trabalho. No caso do Curso Técnico em Cafeicultura, o profissional entra num setor em expansão e que compõe uma área importante do agronegócio brasileiro, sendo fundamental para a economia do país, especialmente porque o Brasil, atualmente, é o maior produtor e exportador de café do mundo.
Os técnicos em cafeicultura têm demandas de produtores, de indústrias e outros segmentos, tendo em vista que a cadeia produtiva de café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no país. Esse número demonstra a relevância da cultura cafeeira na representatividade do agronegócio, impactando diretamente na economia brasileira, trazendo progresso ao país e abastecendo um imenso mercado consumidor já existente e que está se expandindo cada vez mais.